quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os governantes da Tugólândia são muito engraçados.
Quando as “prestigiadas instituições internacionais” lhes gabam o desempenho, tratam logo de nos chapar isso na cara, todos ufanos, tal pavões.
Mas quando o caso muda de figura, como ontem em relação á esperada taxa de crescimento, que afinal contra previsões irrealistas do Sr. Teixeira Tuga dos Santos vai ser de -1,4%. Isso mesmo, leram bem, uma deflação de mais de 1%.

O que vai significar o agravamento do desemprego e o aumento da precariedade laboral. Claro que todos sabemos no que isto vai dar. Na revisão do Código de Trabalho, na liberalização dos despedimentos, enfim na protecção daqueles que detêm o capital.
Sim esses mesmos que nos pedem sacrifícios, mas que não dispensam os automóveis topos de gama, os jantares nos restaurantes caros e as viagens ao estrangeiro. Os mesmos que tem ordenados em atraso e entram com o Ferrari na empresa.

Mas nisso o Tuga é exemplar. Diz mal de tudo no nosso país, não tem respeito nem consideração pelo ambiente, pelo património, pela cultura, pela história e imaginem nem pela língua, que assassinam todos os dias, preferindo usar estrangeirismos ou mesmo palavras anglo-saxónicas para se expressar, pensando eles que ser modernos e europeus é falar algumas palavras em inglês, mesmo que não saibam o que isso significa.

Mas ai de que algum estrangeiro, especialmente se for emigrante no nosso país, que diga mal da Tugólândia. Ai vão todos “pela pátria lutar, ás armas, ás armas, contra os canhões marchar, marchar”.  

Sem comentários: